A nova lei antifumo

7 de September de 2009   —   00:58:10
Não sei se minha vida alienada de trabalho e faculdade me deixou mais por fora que casca de ovo das notícias locais, ou se o caso do italiano que estaria-ou-não assediando a própria filha encobriu as demais notícias. A verdade é que só ontem, na entrada da festa Fliperama, no Acervo Imaginário, vi os cartazes de “proibido fumar” e fiquei sabendo da nova Lei Antifumo do Ceará, vigente desde o começo de setembro.

Minha impressão: foi a primeira vez em todos os meus anos de vida social que entrei numa boate e não voltei fedendo a chaminé. Mais que primar pela saúde da população (já que quem fuma não vai deixar de fumar por isso, apenas fumar menos…), é uma vitória do respeito ao próximo: quem não fuma não vai ter mais que suportar o cigarro alheio.

Seguindo o antigo conselho dum colega meu mais politizado (alô, Maiquel, você assina meu blog?), procurei logo o e-mail do autor da lei, o deputado estadual Dedé Teixeira. Através de seu site e seu perfil no site da Assembleia Legislativa do Ceará, achei 3(!) endereços de e-mail do deputado, aos quais enviei meus sinceros elogios. A quem interessar possa, são eles dedeteixeira@al.ce.gov.br, dedeteixeira2006@hotmail.com e 13200@dedeteixeira.org.br.

E repassando o conselho que me foi dado: melhor que reclamar dos políticos aos amigos e discutir política em mesa de bar, o melhor a fazer, ao ver a ação de um político que você aprova ou reprova, é escrever pra ele. Obtendo respostas em número, ainda que talvez não lidas por alguns deles, os políticos saberão que o trabalho deles é acompanhado pelo povo.

  1. camila says:

    nã… nada melhor que sair dos lugares sem fumar nenhum cigarro passivamente!

    aqui a única lei que tá apertando o povo é a seca! que eu também apóio, mas como só ando de ônibus ou táxi, é indiferente, essa do cigarro é "mêi" que nada… fumante é doente!

  2. Fabi says:

    Gente, não to acreditando até agora que uma coisa dessas tá funcionando aqui. Mas será que em todo lugar funciona?

  3. Joana Joana says:

    Tomara que permaneça firme como a Lei Seca. Só faz bem.

  4. Lívia says:

    é, pois é. eu tinha até pensado em comprar uma touca de natação pra quando eu fosse pro music box, mas se essa lei aí sustentar, nem vai mais precisar..

  5. Maiquel Sampaio says:

    Oi Esdras, parabéns pela iniciativa!

    Realmente, você fez algo que muita gente esquece: de contactar o poder responsável pela medida, seja ele o executivo, legislativo ou judiciário.

    Infelizmente, nos últimos tempos com a popularização do email, criou-se um novo tipo de "cidadania": "o Cidadão do Forward".

    Vou tentar explicar em poucas linhas. Muita gente acha que só por encaminhar um email interessante, está cumprindo seu papel de cidadão. Infelizmente, muitas vezes até repassando informações inverídicas. Pra piorar a situação, muitos colocam mensagem do tipo "Encaminhe para todos os seus amigos".

    É isso aí meu caro. Siga em frente com medidas como essa. E que nós exijamos sempre o cumprimenta desta lei!

    Abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.