No alarms and no surprises

Trilha sonora recomendada:
Radiohead – No surprises
Muse – Hysteria
Chico Buarque – O que será
Eu prefiro chuva ao sol, sabe? na verdade, não precisa nem da chuva, o que não aguento é o calor. Dia bom pra estar numa praia mais vazia, sentado na areia. ainda que com a chuva. Mas isso que tenho talvez seja porque tempo frio e praia lembre de quando tive em Florianópolis, não apenas pelo fato de eu realmente gostar. Passei um tempo sentado numa duna lá, sozinho, pensando como eu estava bem, e estava “limpo”, porque tinha tirado da cabeça um monte de problemas e tava meio que recomeçando do zero comigo mesmo. Ali, nada importava, mas eu sentia algo que deve ser o que chamam por aí de paz de espírito.

Meses atrás, num desses dias chatos em que a vida não parece tomar rumo nenhum, um amigo meu – Alex, cadê você? – disse que eu precisava ver um pôr-do-sol. E lá fora tá caindo uma chuva grossa daquelas, não dá pra ver direito os prédios a dois quarteirões daqui, e algo me faz falta e eu não sei o que é, sei que está numa duna distante duma praia do sul e eu queria agora. Mas como disse a Joana agora há pouco, momentos como esses parecem valer pra vida toda; a gente sente falta deles, mas eles vêm sozinhos, na hora certa… sabem o caminho.

E você quer ler um livro, quer ver os amigos, ou simplesmente ficar na sua sem pensar em nada, mas tem 472 milhões de coisas na sua cabeça te consumindo e você não sabe o que fazer com elas. A chuva tá caindo mais grossa ainda lá fora, você – eu – solta uma risadinha forçada pensando quando vai cair a primeira pedra de granizo na sua janela… mas você tá suando dentro do quarto, dá pra sentir o coração batendo pesado e o peito oscilando, tá passando alguma coisa sem graça na TV, você quer sair dali mas não sabe pra onde nem como, tem outras coisas pra fazer e não há um pingo de disposição batendo no vidro.

No meu minúsculo tempo livre, tô tentando ler os livros que estão pela metade. Uns eu nem sei por que parei de ler, outros me lembram alguma época chata por que passei quando estava lendo e me causam alguma repugnância. Livros pela metade numa prateleira são pendências e pendências – livros abertos esperando duma conclusão – não me fazem bem.

Ê domingo chato.

6 thoughts on “

  1. Esdras…Você usou trechos reais de uma conversa parcialmente fictícia… Para referir-se ao passado.Nem sei o que dizer, só redundar que você escreve muito bem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.