Vivendo e aprendendo: glossário de Arquitetura para não-arquitetos

8 de janeiro de 2006   —   09:40:28
Andar com estudantes de Arquitetura é um negócio complicado. Ainda mais quando você é dum curso de Exatas. Os arquitetos, provavelmente revoltados no meio de sua eterna crise de identidade por não serem nem do Estilismo nem da Engenharia (eu tinha que usar essa piada aqui), desenvolveram todo um vocabulário próprio. Eles pegaram coisas simples, complicaram e deram um nome enfeitado, afinal de enfeitar eles entendem. Convivendo com meus amigos da Arquitetura, ouvindo suas conversas estranhas e vendo seus projetos insólitos, acabei conhecendo um pouco da língua dessas pessoas.

Um dia ainda vou escrever um livro chamado Arquitetura para não-arquitetos – Relatos da convivência com profissionais notívagos esquisitos. Por enquanto, seguem meus esboços iniciais.

Antes de qualquer coisa, admita que tudo que você pensava que sabia está errado. E aquela coisinha entre o corrimão da sua escada e a escada propriamente dita que você nem percebia que existia tem nome.

Mão francesa: Pelo que entendi, é um treco inclinado que serve pra segurar uma estrutura. Onde viram uma mão francesa, Deus sabe.

Planta baixa: representação num plano de uma construção vista de cima, sem o telhado. Lembra do filme Dogville e dos apartamentos nos classificados? Pois é.

Pé direito: pé direito é a altura entre o piso e o teto. Não me pergunte por que é direito e não esquerdo.

Pergolado, também conhecido como pergo-o-quê?: é uma estrutura apoiada em colunas, feita de elementos paralelos, tipo umas tábuas de madeira, alvenaria, concreto.

Pivotante e basculante: uma porta, portão ou qualquer coisa que gire ao redor dum eixo vertical é pivotante. Tipo 98,7% das portas que se vêem por aí e algum arquiteto desocupado (se é que existe um) decidiu classificar. Quando gira ao redor dum eixo horizontal, é basculante.

Guarda-corpo: não é um caixão. Acredite, guarda-corpo é uma grade de proteção usada em escadas, balcões… Se tivesse uma na escada daqui de casa há uns anos, uma empregada nunca teria ficado entalada entre a parede e a escada. Mas isso é outra história.

Vigas e pilares (essa é fabulosa e guardei pro final!) : todo mundo pensa que são a mesma coisa, mas em resumo, vigas são horizontais e pilares são verticais! Um pilar redondo é uma coluna! (o trecho riscado gerou polêmica e falta de consenso) E não confunda os dois perto dum arquiteto. Eles vão fazer careta e se sentir superiores.

A partir de agora, você não precisará chamar essas fabulosas estruturas de “aquele troço ali, ó!”, porque eu tive o trabalho de descobrir o nome (enquanto alguém devia pensar “que burro, não sabe o que é um pergolado…” e ria por dentro).

E por favor, estou aberto a sugestões, adições e correções.

  1. Aninha disse:

    Então… Pé direito.. Certíssimo a classificação.. E agora, o pq não pé esquerdo.

    Pé esquerdo: altura q vai do piso 1 (inferior) até o piso 2 (superior).

  2. renan disse:

    eu nâo sou arquitetonico mas eu quero aprender nâo sou maior de idade tenho 14 anos e eu gosto de arquitetura eu tou aprendendo pelo autocad2006 poringanto vou faser curso mas eu tou aprendendo pelo autocad2006 e bom o autocad2006 e to gostando eu peso para vc me passar um saite de siginificado de arquitetura pofavor meu email e renanref@hotmail.com

  3. gil disse:

    Ai!

    Antes de pensar em arquitetura, o adolescente aí de 14 anos deveria pensar em aprender a escrever! Vá estudar português criatura!

  4. Eduardo N. disse:

    Aninha,

    Ok, obrigado pela explicação.

    Mas agora me explica como se chama a altura que vai do piso 2 (inferior) até o piso 3 (superior) ? 2o. andar ? hehe

    Valeu.

  5. Lee disse:

    aff…ninguém merece né… algumas pessoas acham que entendem de alguma coisa, quando nem se dão conta de que primeiro tem que se familiarizar com o Português primeiro..

    um exemplo é nossa amiga – Nathalia Canamary.

    Poxa colega, beibe??? não seria baby?? hum…? e olha, as acentuações… tah f… hein… mas assim como eu não sabia nada de arquitetura, um dia vc chega lá… hehe

    brincadeira… hj é sexta pessoal… beeeeijos

  6. haha disse:

    baby é inglês e não português sua anta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.