Um dia ainda vou escrever um livro chamado Arquitetura para não-arquitetos – Relatos da convivência com profissionais notívagos esquisitos. Por enquanto, seguem meus esboços iniciais.
Antes de qualquer coisa, admita que tudo que você pensava que sabia está errado. E aquela coisinha entre o corrimão da sua escada e a escada propriamente dita que você nem percebia que existia tem nome.
Mão francesa: Pelo que entendi, é um treco inclinado que serve pra segurar uma estrutura. Onde viram uma mão francesa, Deus sabe.
Planta baixa: representação num plano de uma construção vista de cima, sem o telhado. Lembra do filme Dogville e dos apartamentos nos classificados? Pois é.
Pé direito: pé direito é a altura entre o piso e o teto. Não me pergunte por que é direito e não esquerdo.
Pergolado, também conhecido como pergo-o-quê?: é uma estrutura apoiada em colunas, feita de elementos paralelos, tipo umas tábuas de madeira, alvenaria, concreto.
Pivotante e basculante: uma porta, portão ou qualquer coisa que gire ao redor dum eixo vertical é pivotante. Tipo 98,7% das portas que se vêem por aí e algum arquiteto desocupado (se é que existe um) decidiu classificar. Quando gira ao redor dum eixo horizontal, é basculante.
Guarda-corpo: não é um caixão. Acredite, guarda-corpo é uma grade de proteção usada em escadas, balcões… Se tivesse uma na escada daqui de casa há uns anos, uma empregada nunca teria ficado entalada entre a parede e a escada. Mas isso é outra história.
Vigas e pilares (essa é fabulosa e guardei pro final!) : todo mundo pensa que são a mesma coisa, mas em resumo, vigas são horizontais e pilares são verticais! Um pilar redondo é uma coluna! (o trecho riscado gerou polêmica e falta de consenso) E não confunda os dois perto dum arquiteto. Eles vão fazer careta e se sentir superiores.
A partir de agora, você não precisará chamar essas fabulosas estruturas de “aquele troço ali, ó!”, porque eu tive o trabalho de descobrir o nome (enquanto alguém devia pensar “que burro, não sabe o que é um pergolado…” e ria por dentro).
E por favor, estou aberto a sugestões, adições e correções.
Então… Pé direito.. Certíssimo a classificação.. E agora, o pq não pé esquerdo.
Pé esquerdo: altura q vai do piso 1 (inferior) até o piso 2 (superior).
eu nâo sou arquitetonico mas eu quero aprender nâo sou maior de idade tenho 14 anos e eu gosto de arquitetura eu tou aprendendo pelo autocad2006 poringanto vou faser curso mas eu tou aprendendo pelo autocad2006 e bom o autocad2006 e to gostando eu peso para vc me passar um saite de siginificado de arquitetura pofavor meu email e renanref@hotmail.com
Ai!
Antes de pensar em arquitetura, o adolescente aí de 14 anos deveria pensar em aprender a escrever! Vá estudar português criatura!
Aninha,
Ok, obrigado pela explicação.
Mas agora me explica como se chama a altura que vai do piso 2 (inferior) até o piso 3 (superior) ? 2o. andar ? hehe
Valeu.
aff…ninguém merece né… algumas pessoas acham que entendem de alguma coisa, quando nem se dão conta de que primeiro tem que se familiarizar com o Português primeiro..
um exemplo é nossa amiga – Nathalia Canamary.
Poxa colega, beibe??? não seria baby?? hum…? e olha, as acentuações… tah f… hein… mas assim como eu não sabia nada de arquitetura, um dia vc chega lá… hehe
brincadeira… hj é sexta pessoal… beeeeijos
baby é inglês e não português sua anta.