Eu odeio a segunda via

19 de November de 2007   —   16:32:11
De uns tempos pra cá, tenho desenvolvido mais meu espírito ecologista. Em tempos de exagerado aquecimento global qualquer contribuição é bem vinda, e tenho tentado evitar o uso desnecessário de papel. Assim, guardo sempre em meu quarto papéis que usei apenas de um lado, como antigos trabalhos da faculdade, pra poder escrever depois do lado não usado.

Máquina dos infernos!Quando fazemos compras no cartão de crédito, as maquininhas de cartão sempre imprimem 2 comprovantes: um para a loja, outro para o cliente – a famigerada segunda via. Eu sempre jogo aquele troço fora, ou então esqueço ele na carteira e quando vejo já tem uma pilha de papéis acumulando (e faz algumas pessoas pensarem até que minha carteira está cheia de dinheiro, quem dera).

Quando as maquininhas infernais vão imprimir a segunda via aparece a confirmação no display: “Imprimir 2ª via?”. Nessa hora eu peço pra recusar a segunda via, e é aí que a dor de cabeça começa.

As pessoas são treinadas para obedecer uma sequência de passos na hora de passar o cartão, e se você recusa sua 2ª via estará fugindo do comportamento-padrão esperado (em programação, isso se chama “disparar uma exceção”). Já teve casos de me dizerem que não posso recusar minha via, ou do caixa dizer “tá ok!” e então imprimi-la e jogá-la fora, ou até mesmo do caixa ficar olhando pra mim, parado, sem saber o que eu queria dizer.

Entrei em contato com a Visa pra me informar melhor sobre como proceder pra recusar a segunda via. Estou pensando em tomar medidas extremas, como roubar a máquina da mão do caixa e apertar o botão vermelho. Tudo para poupar as pobres árvores.

  1. kataoka says:

    long live the trees!

  2. Leandro says:

    Aqui em Barbalha eu sempre tomo a maquininha da mão dos vendedores e passo, eu mesmo, para agilizar.

    No supermercado daqui os funcionários até já sabem disso e me entregam a máquina. Pena que em Fortaleza não dá para fazer.

  3. norma says:

    quero trabalhat em uma loja , mais nao sei passar cartao de credito , sera que vcs podem mim ajudar. quero saber´passo a passo.por favor mim ensinem.

  4. Lilian says:

    Vou trabalhar como atendente e nao sei passar o cartão. Vocês poderiam me ajudar? os procedimentos?

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.