Aprendendo a pedalar

26 de March de 2008   —   22:28:45
Foi num dia desses qualquer que eu pensei que eu precisava dum hobby saudável. Jogar FarCry nos fins de semana é um ótimo hobby, mas não é saudável. E eu também ando tremendamente sedentário e precisava fazer atividade física, mas falta paciência pra malhar. Meu único horário vago pra academia é à noite, quando você pega uma fila com 5 pessoas pra usar o supino e, quando você finalmente consegue, ainda fica um cara mais forte que você (e vestindo o abadá do Fortal passado) esperando na fila com cara de “Esse aparelho é meu!”.


O cruel supino da morte

O cruel supino da morte. Fonte: Wikipedia

Pensei, então, em pedalar. Mas pedalar numa bicicleta normal, nada de bicicleta ergométrica, que você pedala e não sai do canto. Só tem um problema: no auge dos meus 22 anos, quase 23, eu nunca havia aprendido a andar de bicicleta.

(essa é a hora que você, que aprendeu a andar de bicicleta com 7 anos, ri.)

O que você não imagina é que, quando você chega numa roda de pessoas e fala que não sabe andar de bicicleta, aparece um monte que também não sabe, só que elas têm vergonha de admitir até que alguém o faça. Como ando numa fase de renovação e desafios, encarei.

Bem, pensei em conseguir uma bicicleta emprestada pra aprender. Procurei, procurei, e nada. Ninguém tem uma bicicleta encostada pra emprestar. Quando se passa o dia com estudantes de Computação e a noite com pessoas que escutam rock alternativo, você só tem amigos sedentários. Minha mãe e a psicóloga deram o apoio, e eu já tava pesquisando preços de bicicleta quando meu pai decidiu comprar minha idéia e me deu uma de presente.


Caloi Aluminum

Meu brinquedo novo: uma Caloi Aluminum

A escolhida foi uma Caloi Aluminum, uma mountain bike boa pra iniciantes e que anda com dignidade em vários terrenos. Pra escolha contei com auxílio do site Escola de Bicicleta e da comunidade do orkut Bicicleta: o melhor transporte. Se você for comprar uma bicicleta, evite as marcas estranhas e as bicicletas muito baratas da TV e supermercados: elas são pouco resistentes e, segundo a mulher da loja onde montei minha bicicleta, muitas delas já vêm com defeito.

Acabei aprendendo a andar no quintal de casa mesmo (e apesar da insistência de alguns amigos, sem rodinhas). O quintal não é muito grande, mas é o suficiente pra aprender a se equilibrar e pedalar uns poucos metros. Treinando uns 10 minutos por dia, a façanha se deu em poucos dias. Eu imaginei que ia cair e me quebrar, mas ao perder o equilíbrio é só encostar o pé no chão.

Se você também for um adulto que não aprendeu a andar de bicicleta, a dica: não adianta insistir se você está sem paciência, mas tente um pouco todo dia. Tente pegar impulso no chão, pedalar e confiar na Física, se a bicicleta entrar em movimento você não cai. Num belo dia, duma hora pra outra a mágica acontece e você está se equilibrando. Quando as coisas vão começando a melhorar e você vai se sentindo mais leve e relaxado, é uma alegria praticamente infantil.

Já consigo me equilibrar direito, só preciso pegar uma prática melhor com os freios e as marchas. Falta agora achar outros não-sedentários (ou aspirantes a não-sedentários) dispostos a participar da empreitada e pedalar em grupo. Alguém topa?

  1. LUCIA DE QUADROS says:

    INICIEI A PEDALAR AOS 21 ANOS, HOJE ESTOU COM 48, PEDALO TODOS OS DIAS PARA O TRABALHO E MEU MAIOR SONHO É ME APOSENTAR E CONHECER A COSTA BRASILEIRA PEDALANDO, MEU ÚNICO PROBLEMA É QUE NADA SEI SOBRE MECÂNICA DE BICICLETA, QUEM PODERÁ INSTRUIR-ME.

  2. Ciclista Mineiro says:

    Que belo depoimento! Uma grande lição de persistência e coragem e, por que não, de sabedoria (afinal, vc fez uma escolha que lhe trará mais saúde física e mental). Tenho 25 anos e ando de bicicleta desde os 4. Uso a bicicleta como meio de transporte e como lazer (asfalto e trilhas). Nessa semana comprei uma bicicleta nova para a minha namorada, a quem estou ensinando a andar de bicicleta. Ver um adulto aprender a pedalar é uma imagem muito bonita, afinal, é ver um ser humano descobrindo o prazer de poder ser mais livre e de voar (ainda que com duas rodas no chão)… Abraços e boa sorte em sua nova e bela vida de ciclista!!!

  3. ANAMERARI says:

    eu tenho 39 anos,e aceitei o desafio:

    vou aprender a andar de bicicleta.

    conversei com meu pai lindo_JESUS,

    pedir a ele pra me ajudar,não deixar eu cair e que eu aprenda rápido!

    quero fazer cicloturismo..e já tenho um professor_meu marido!!

    também entrei hoje pela primeira vez numa bicicleteria!!!

    yes

  4. judite says:

    Vs não sabem a força que estão me dando…tenho 43 anos e não sei andar de bicicleta. meu marido arrumou uma e está lá em casa , eu com medo dela e ela com medo de mim. Morro de vergonha de sair para tentar a aprender e cair e outras pessoas ficarem olhando. Isso está me deixando complexada, pq meu marido gosta de pedalar, andar de skate e eu sedentária… assim fica dificil

  5. wellynton says:

    Gente , Sério estou com 18 , e fico com vergonha de falar que não sei andar de bicicleta cara sla ,eu tenho trauma ,pq tipo desde pequeno ngm me ensinou sabe? o que eu faço me add no msn cabelo_kpiva@hotmail.com

  6. […] física obrigatória? Dieta equilibrada? Todo mundo deve fazer, isso pode até mesmo tornar-se um hobby e não é um “castigo” exclusivo para diabéticos (atenção para as aspas). As […]

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.