E as eleições vêm aí…

Estranho voltar ao blog, que anda tão parado, para falar logo sobre política. Sinto saudades das eleições de 2002, aquela em que o Lula foi eleito pela primeira vez, e que também foram as primeiras eleições em que votei, aos 17 anos. O problema é que cada vez mais sinto um sentimento de descrença nos políticos, e me distancio cada vez mais do sentimento revolucionário de 2002: talvez falte uma grande campanha marqueteira mobilizando o Brasil em torno de um grande sentimento de esperança, talvez simplesmente seja a ausência dos meus hormônios adolescentes.

Depois de cinco anos na universidade, convivendo com pessoas que se dizem militantes de esquerda, as palavras “militantes” e “esquerda” me assustam (e olha que entrei na universidade me dizendo petista e esquerdista, na época em que o PT era esquerda).

Confesso que, depois de pegar gosto pelo ciclismo e de ler mais sobre temas como ecologia e sustentabilidade, fiquei impressionado com a cicleata de Renato Roseno, candidato a prefeito pelo PSOL. Apesar da antiga campanha de Luizianne Lins para fazer uma cidade mais bonita, proposta de Roseno foi a mais clara que já vi numa campanha de tentar criar alternativas para o uso do automóvel. Definitivamente, pelas terras alencarinas não há grande mobilização em torno de temas ecológicos. E, segundo as pesquisas, Renato Roseno conta com 3% dos eleitores.

Em São Paulo, ao invés de criar alternativas para o automóvel, como melhorar o transporte coletivo e incentivar o rodízio (a Lei Seca já nos mostrou que o brasileiro sabe fazer rodízio e dividir seu carro com caronas…), Paulo Maluf tem como proposta criar freeways para desafogar o trânsito de São Paulo. Maluf, segundo as pesquisas, também perderia feio.

Por falar em desafogar o trânsito, hoje mesmo fui acordado por uma carreata barulhenta perto de casa, dum tal Paulo Facó, candidato a vereador. Em seguida fui ao supermercado e o trânsito nas proximidades estava uma porcaria, por causa da mesma carreata. Até motorista segurando bandeira com uma das mãos eu vi. Se ele acha que esse tumulto todo gera votos, o meu ele nunca vai ganhar.

Falta só uma semana. O que serão dos próximos 4 anos, Deus sabe.

3 thoughts on “E as eleições vêm aí…

  1. Uma pena que o Roseno perdeu. Um candidato como poucos que já vi, principalmente por iniciativas como a bicicleata e propostas como incentivar o transporte coletivo em uma cidade provinciana que tem mais carro que gente no meio da rua.

    Quem sabe daqui a quatro anos não apareça mais desses…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.